Música Figurata | Da ópera barroca italiana à modinha: diálogo um tanto imprevisto com Calvino
Teatros e saraus mineiros nos séculos 18 e 19 tinham como base a apresentação de óperas e músicas italianas. Várias casas de ópera foram criadas nessa época, com uma cortina lírica intensa e regular.
Dessas partituras, algumas áreas foram traduzidas para o português, sendo apresentadas nos salões de Vila Rica, se transformando em modinhas que posteriormente passaram às ruas.
A Itália e o Brasil se misturavam e essa paixão pelas artes incluia também a literatura, uma possibilidade onírica de transcendência e catarse, da qual a ópera barroca e os textos de Ítalo Calvino nos ofereceram inúmeros exemplos.
Nesta apresentação, destaque para as óperas Il mondo dela luna, de Pedro Avondano, La Checchina, de Niccolò Piccini e as modinhas de Manoel Figueiredo Netto e de Antônio José da Silva.
Essa programação faz parte da XXIII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, uma parceria da Casa Fiat de Cultura, com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, Fundação Torino, Comites-MG e Centro Cultural Unimed-BH.
O evento acontece na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita e espaço sujeito à lotação.